O Nome do Seu Negócio – Plano de Vôo - Bibliotecas SEBRAE
Nome para quem e para quê?
Você! Lógico. Você é o seu primeiro cliente. Você é cliente de você mesmo!
Em tempos de escassez monetária, ou seja, dinheiro curto no seu bolso, o nome do seu negócio é um ativo, é um bem, é uma riqueza sua e, como tal, exige manutenção e investimento.
Novamente, não falo do investimento do registro de marca e outros tão importantes, mas do maior e mais original investimento que você possa fazer: SUA PERSONALIDADE E DESEJO.
A todo momento, revistas, jornais, consultores e outros veículos de comunicação noslembram que o nosso maior investimento é o cliente.
Eu digo que o maior investimento que você pode fazer é no aprimoramento das suas COMPETÊNCIAS e na realização dos SEUS DESEJOS.
Todas as outras pessoas ou coisas, clientes, fornecedores, parceiros, amigos, família, computadores, divisórias, etc., serão consequência deste investimento.
Para quem você faz os cartões de visita e letreiros da fachada do seu negócio?
Quem diz se os formulários e publicidade do seu negócio estão corretos, antes da opinião pública?
Você! Então, agrade o primeiro cliente que você tem, isto é, você mesmo e capriche na criação ou recriação do nome do seu negócio.
Possibilidades
Entre outras, podemos ter:
Nomes Pessoais: Utilize seu próprio nome, iniciais, apelidos de infância.
Nomes Descritivos: Neles reside o significado de seu produto ou serviço. Eles descrevem com fidelidade o que você faz. "Tudo Grátis” ou “Tudo Pago”
Nomes Geográficos: Via de regra, definem a região onde os produtos ou serviços são prestados e o raio de ação do seu negócio. "Brasil Empreendimentos"
Nomes Inventados ou Artificiais: "PPP- Padaria, Pão e Padeiro" "HHH - Humberto, Host e Homepages"
Estrangeirismos e Nomes da Moda: "Mr." "Doctor" “Monsieur” “La ...” "Web" "Business" são algumas formas de "globalizar" o nome do seu negócio.
Aliterações: Repetição das mesmas sílabas em palvaras seguidas. "Humberto Desperto – vigilantes noturnos"
Nomes Inteligentes: "Pão e Cia."
Frases: "O Último Gole"
Nomes Únicos: "Jornada nas Estrelas"
Receita de Bolo
Nenhum deles ou todos eles podem lhe agradar, no momento de batizar o seu negócio.
Alguns procedimentos podem auxiliá-lo nesta escolha. Veja:
a- liste, pelo menos, seis opções de nomes para seu empreendimento. Peça ajuda aos amigos.
b- verifique se já não existem na sua cidade, no brasil, no mundo. A Internet o auxilia nesta pesquisa, além de listas telefôncias e outros catálogos públicos.
c- defina as seis opções em ordem de preferência, da que mais lhe agrada para a que menos agrada.
d- recite os nomes em voz alta e peça para os amigos que o ajudaram, ou ajudariam, a pronunciar os nomes para você e quais os nomes preferidos.
e- defina novamente as preferências de acordo com o seu gosto e o gosto dos amigos.
Agora, sim. Registre seu domínio (aquele WWW, lembra-se?) , sua pessoa jurídica, marca, etc., pois você já sabe O NOME DO SEU NEGÓCIO!!!
Clique e entre em CONTATO
Nenhum comentário:
Postar um comentário