Um modelo de negócio difundido pelo economista Nobel da Paz Muhammad Yunus, de Bangladesh — país fronteiriço da Índia —, transformou a vida da artesã Eni Galdino da Rosa, moradora do Morro da Cruz, em Porto Alegre. Defensor de que o estímulo ao empreendedorismo é mais eficaz do que o assistencialismo para diminuir a pobreza, Yunus ficou conhecido, em 2006, como um visionário, ao fomentar os chamados negócios sociais, empresas lucrativas cujo objetivo principal é buscar soluções para questões sociais. O conceito chegou ao Morro da Cruz e à vida de Eni por meio da Colibrii, empresa porto-alegrense que tem o propósito de prover oportunidades para artesãs de comunidades em situação de vulnerabilidade social.
Eni já costurava, mas não conseguia atingir um grande público com os fuxicos que vendia na vizinhança. Em 2013, as sócias da Colibrii a procuraram e fizeram uma proposta: Eni seria parceira da empresa, que cria produtos com materiais alternativos e reutilizados e os vende on-line. A artesã entraria com o conhecimento de costura e a mão de obra, e as fundadoras da empresa contribuiriam com oficinas de gestão do negócio, design dos produtos e auxílio na produção. O lucro seria partilhado: 60% para Eni, 40% para as sócias da Colibrii. Proposta aceita, e um dos primeiros negócios sociais de Porto Alegre começava a funcionar.
Saiba mais em: http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=185505
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