Clica na CIDA para encontrar os meios para entrar em contato comigo.

Clica na CIDA para encontrar os meios para entrar em contato comigo.
Clica na CIDA para encontrar os meios para entrar em contato comigo.

Pesquisar este blog

DECORE

DECORE -  Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos é o documento contábil destinado a fazer prova de informações sobre percepção de rendimentos, em favor de pessoas físicas, tem prazo de validade de 90 (noventa) dias contados da data de sua emissão, deverá evidenciar o rendimento auferido e ter relação com o período a que se refere.

Para isso deverá estar fundamentada em:

Quando for proveniente de pro labore: 
Cópia dos Termos de Abertura e de Encerramento do Livro Diário, das páginas onde constam os lançamentos referentes ao pro labore (se referente ao ano corrente somente página do diário) e GFIP com comprovação de sua transmissão.

Quando for proveniente de distribuição de lucros:
Cópia dos Termos de Abertura e de Encerramento do Livro Diário, das páginas onde constam os lançamentos referentes à distribuição de lucros pagos.

Quando for proveniente de honorários (profissionais liberais/autônomos):
Escrituração no livro-caixa e DARF do Imposto de Renda da Pessoa Física (carnê leão) com recolhimento feito regularmente; ou Contrato de Prestação de Serviço e o Recibo de Pagamento de Autônomo - RPA, em cujo verso deverá constar declaração do pagador atestando o pagamento do valor nele consignado, com as devidas retenções tributárias; ou Recibo de frete ou Conhecimento de Transporte Rodoviário.


Quando for proveniente de atividades rurais, extrativistas, etc.:
Escrituração no livro diário; ou Escrituração no livro-caixa e DARF do Imposto de Renda da Pessoa Física (carnê leão) com recolhimento feito regularmente; ou Nota de produtor; ou Recibo e contrato de arrendamento; ou Recibo e contrato de armazenagem.

Quando for proveniente de prestação de serviços diversos ou comissões:
Escrituração no livro-caixa e DARF do Imposto de Renda da Pessoa Física (carnê leão) com recolhimento feito regularmente; ou Escrituração do livro ISSQN ou Nota Fiscal Avulsa do ISSQN e DARF do Imposto de Renda da Pessoa Física (carnê leão) com recolhimento feito regularmente.


Quando for proveniente de aluguéis ou arrendamentos diversos: 
Contrato de locação, comprovante da titularidade do imóvel e comprovante de recebimento da locação; ou Escrituração no livro-caixa e DARF do Imposto de Renda da Pessoa Física (carnê leão) com recolhimento feito regularmente, se for o caso.

Quando for proveniente de rendimento de aplicações financeiras:
Comprovante do rendimento bancário.

Quando for proveniente de venda de bens imóveis ou móveis:
Contrato de promessa de compra e venda; ou Escritura pública no Cartório de Registro de Imóveis.

Quando for proveniente de vencimentos de funcionário público,aposentados e pensionistas:
Documento da entidade pagadora.

Quando for proveniente de Microempreendedor Individual:
Escrituração no livro diário; ou Escrituração no livro-caixa; ou Cópias das notas fiscais emitidas; ou Equivalente a um salário mínimo com a cópia do recolhimento do DAS.

Quando for proveniente de Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física:
Quando a DECORE referente ao exercício anterior for expedida, o profissional da Contabilidade poderá utilizar-se da Declaração de Imposto de Renda do ano correspondente, com o respectivo comprovante da sua entrega à Receita Federal do Brasil.

Quando for proveniente de Rendimentos com Vínculo Empregatício:
Informação salarial fornecida pelos empregadores com base na folha de pagamento;ou CTPS com as devidas anotações salariais; ou GFIP com comprovação de sua transmissão.

Quando for proveniente de Rendimentos auferidos no Exterior:
Escrituração no livro-caixa e DARF do Imposto de Renda da Pessoa Física (carnê leão) com recolhimento feito regularmente, quando devido no Brasil.

A partir de maio/2016, o profissional de contabilidade que emitir DECORE terá que fazer upload dos documentos comprobatórios dos rendimentos no ato da emissão e, desde janeiro/2016, as declarações emitidas estão disponíveis para a Receita Federal.

Pessoas físicas que trabalham de forma autônoma, com rendimentos recebidos de outras pessoas físicas, sujeitam-se ao controle do imposto de renda mensalmente através da escrituração do Livro Caixa no programa da Receita Federal Carnê Leão, fazendo, se necessário, recolhimentos mensais de adiantamento do imposto.

A vantagem da escrituração do Livro Caixa é a possibilidade de, além das deduções legais previstas, como INSS contribuição individual e dependentes o autônomo pode deduzir alguns custos que tenham incorrido no serviço prestado.

Mesmo que a DECORE seja emitida para 1, 2 ou 6 meses, é preciso escriturar o Livro Caixa e apurar o IR, se for o caso. Ao realizar a Declaração do IR no ano seguinte, fazendo o ajuste, o IR pago poderá ser restituído caso não haja mais recebimentos além dos informados em DECORE.

Para emitir a DECORE é preciso que sejam apresentados: os documentos comprobatórios dos rendimentos no período desejado conforme descrito acima, além de cópia de identidade, CPF e comprovante de residência.


Honorário a partir de R$326,00 (25% salário mínimo vigente)

Clique e entre em CONTATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário